segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Triturador de papel "movido a hamster"



O designer Tom Ballhatchet, 29, criou uma ferramenta que usa hamsters para criar energia. O animal precisa de correr 45 minutos para destruir uma folha tamanho A4.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Primeiro camião do lixo movido a lixo



Produzir energia a partir do lixo pode parecer um sonho, mas um município Britânico anunciou que está próximo que conseguir esse feito. O camião do lixo de Kirklees foi adaptado para ser movido pelo próprio lixo que recolhe.
O camião é um Smith Edison Transit que percorre a cidade recolhendo o lixo de 25 contentores. Este lixo é transportado para uma estação que produz energia a partir do lixo. E esta energia é utilizada para carregar as baterias do camião. Fechando-se assim o circulo.

O camião foi equipado com uma bateria de Lítio de 40 kWh, fornecendo-lhe uma velocidade máxima de 80 Km/h e uma autonomia de 160 Km. Nem todo o lixo é utilizado para mover o camião. Uma parte do lixo é também utilizado para gerar energia para a cidade. A estação injecta na rede nacional 10 megawatts de energia.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Primeiro cargueiro a energia solar





O M\V Auriga Leader revelou recentemente os seus 328 painéis fotovoltaicos, que fornecem energia à rede central de energia do navio. E fazendo deste o primeiro navio a ser movido, em parte, pela energia do Sol.

O novo equipamento solar do navio é parte de um projecto de demonstração organizado pelo Porto de Long Beach, na Califórnia, pela Toyota e pela empresa de transportes NYK Line. O objectivo do projecto é diminuir a dependência dos navios no diesel, um combustível fóssil e nocivo para o ambiente.

Enquanto outros navios já utilizavam energia solar para alimentar pequenos dispositivos electrónicos, como as luzes auxiliares, o Auriga Leader é o primeiro navio a ligar esta energia à rede central do navio. Os 328 painéis ajudam a fornecer energia aos propulsores, sistema hidráulico e leme do navio, perfazendo cerca de 10% da energia total do navio

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Governo aprova Normativa para rede de Abastecimentos de Carros Eléctricos


O Conselho de Ministros aprovou o quadro normativo em que vai assentar a criação da rede de abastecimento de carros eléctricos em Portugal – 1300 postos espalhados por 25 cidades, operados com base nos três grandes fornecedores de energia.

A rede irá estar a funcionar em 2011, ano em que se prevê a introdução em Portugal dos veículos automóveis movidos a energia eléctrica, e visa dar resposta às necessidades de um mercado de elevado potencial face à escalada dos preços dos combustíveis e à aposta em fontes renováveis.

O projecto português tem duas características que o diferenciam daquilo que está a ser feito no estrangeiro. Trata-se da criação de uma rede nacional e não do aparecimento postos de uma forma arbitrária. E funciona em plena integração, não obrigando os utilizadores a procurarem apenas o seu fornecedor de electricidade para abastecer o veículo.

O recurso ao pagamento da energia carregada através do multibanco permite que o utilizador abasteça em qualquer posto e que o pagamento seja feito ao operador energético a que está ligado. O custo do abastecimento surgirá depois na sua factura de electricidade.