segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Triturador de papel "movido a hamster"



O designer Tom Ballhatchet, 29, criou uma ferramenta que usa hamsters para criar energia. O animal precisa de correr 45 minutos para destruir uma folha tamanho A4.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Primeiro camião do lixo movido a lixo



Produzir energia a partir do lixo pode parecer um sonho, mas um município Britânico anunciou que está próximo que conseguir esse feito. O camião do lixo de Kirklees foi adaptado para ser movido pelo próprio lixo que recolhe.
O camião é um Smith Edison Transit que percorre a cidade recolhendo o lixo de 25 contentores. Este lixo é transportado para uma estação que produz energia a partir do lixo. E esta energia é utilizada para carregar as baterias do camião. Fechando-se assim o circulo.

O camião foi equipado com uma bateria de Lítio de 40 kWh, fornecendo-lhe uma velocidade máxima de 80 Km/h e uma autonomia de 160 Km. Nem todo o lixo é utilizado para mover o camião. Uma parte do lixo é também utilizado para gerar energia para a cidade. A estação injecta na rede nacional 10 megawatts de energia.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Primeiro cargueiro a energia solar





O M\V Auriga Leader revelou recentemente os seus 328 painéis fotovoltaicos, que fornecem energia à rede central de energia do navio. E fazendo deste o primeiro navio a ser movido, em parte, pela energia do Sol.

O novo equipamento solar do navio é parte de um projecto de demonstração organizado pelo Porto de Long Beach, na Califórnia, pela Toyota e pela empresa de transportes NYK Line. O objectivo do projecto é diminuir a dependência dos navios no diesel, um combustível fóssil e nocivo para o ambiente.

Enquanto outros navios já utilizavam energia solar para alimentar pequenos dispositivos electrónicos, como as luzes auxiliares, o Auriga Leader é o primeiro navio a ligar esta energia à rede central do navio. Os 328 painéis ajudam a fornecer energia aos propulsores, sistema hidráulico e leme do navio, perfazendo cerca de 10% da energia total do navio

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Governo aprova Normativa para rede de Abastecimentos de Carros Eléctricos


O Conselho de Ministros aprovou o quadro normativo em que vai assentar a criação da rede de abastecimento de carros eléctricos em Portugal – 1300 postos espalhados por 25 cidades, operados com base nos três grandes fornecedores de energia.

A rede irá estar a funcionar em 2011, ano em que se prevê a introdução em Portugal dos veículos automóveis movidos a energia eléctrica, e visa dar resposta às necessidades de um mercado de elevado potencial face à escalada dos preços dos combustíveis e à aposta em fontes renováveis.

O projecto português tem duas características que o diferenciam daquilo que está a ser feito no estrangeiro. Trata-se da criação de uma rede nacional e não do aparecimento postos de uma forma arbitrária. E funciona em plena integração, não obrigando os utilizadores a procurarem apenas o seu fornecedor de electricidade para abastecer o veículo.

O recurso ao pagamento da energia carregada através do multibanco permite que o utilizador abasteça em qualquer posto e que o pagamento seja feito ao operador energético a que está ligado. O custo do abastecimento surgirá depois na sua factura de electricidade.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Primeiro Parque de Ondas é Português




Portugal tem a funcionar, já desde finais de Setembro, o primeiro Parque de Ondas do mundo. Localizado em Aguçadoura, no concelho da Póvoa de Varzim, este Parque de Ondas promete gerar energia suficiente para alimentar cerca de 15 mil famílias, sendo que 10% da energia reverterá imediatamente para o concelho, alimentando cerca de um terço do mesmo.
Dada a sua longa costa, Portugal é por excelência uma país privilegiado para a utilização das ondas para a produção de energia eléctrica. A costa de Aguçadoura foi escolhida por ter as condições ideais, profundidades de 50-70 metros. Assim, a 5 km da costa de Aguçadoura podemos observar as primeiras unidades Pelamis P-750, cada uma a produzir 750 quilowatts.

O Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por secções cilíndricas, unidas por juntas articuladas onde se encontra um módulo de conversão de energia. Os movimentos induzidos pelas ondas são absorvidos por cilindros hidráulicos, que pressurizam óleo. Dada a natureza do recurso, acumuladores suavizam o circuito até ao accionamento dos geradores eléctricos que produzem electricidade. A energia convertida em cada uma das juntas é entregue à rede eléctrica através de um único cabo e vários dispositivos podem partilhar uma mesma ligação.

Naturalmente, a quantidade de energia produzida depende da força das ondas num determinado momento, pelo que, tal como a energia solar e eólica, a produção de energia não é constante. De qualquer forma, o parque de Ondas de Aguçadoura é um importante passo em frente na produção de energia por meios alternativos.

Funcionamento Paineis Solares Térmicos para Aquecimento



Um Sistema Solar térmico permite oferecer o máximo de conforto na produção de água quente, de forma simples, utilizando equipamentos com um largo período de vida útil. A energia solar pode ser aproveitada, utilizando aparelhos de aquecimento de água instantâneos, esquentadores a gás ou combinados com qualquer sistema de aquecimento central a gás.

Os sistemas solares térmicos fornecem água quente para qualquer necessidade: água quente sanitária, apoio ao aquecimento central, aquecimento de piscinas, aplicações industriais… em qualquer situação, um sistema solar adequado garante um óptimo aproveitamento da energia solar, contribuindo assim, para uma máxima poupança energética.

Como funciona um Sistema Solar térmico?

A superfície do painel solar transforma a luz solar em calor aproveitável.
Este calor é absorvido pelo líquido solar que se encontra dentro do painel e é transportado com a ajuda de uma bomba através de tubos devidamente isolados, até ao depósito de água quente.
A água quente está agora disponível num depósito acumulador. O material isolante deste, impede o arrefecimento da água, sendo possível utilizar a água quente através da energia solar em períodos onde não existe sol, como por exemplo, durante a noite.


terça-feira, 27 de outubro de 2009

Incendio em Aerogerador no Parque Eólico Catefica da Gamesa



Ocorreu um incêndio no passado dia 12 de Setembro de 2009 no Parque Eólico Catefica, parque localizado cerca da A8 entre Malveira e Torres Vedras.

Não são conhecidas as causas deste acontecimentos, mas pode-se deduzir pelas imagens que o aerogerador não terá ficado nas melhores condições.

Este parque eólico possui (possuia) nove aerogeradores com capacidade de 2Mw cada, fabricados pela Gamesa, iniciou o seu funcionamento em 2004 e pertence ao grupo espanhol Iberdrola.

Primeiro parque temático de energias renováveis do país abre em Loures

Moinhos de vento, aerogeradores, painéis solares. Estes são apenas alguns dos equipamentos que podem ser encontrados, a partir de hoje, no primeiro parque temático do país vocacionado para as energias renováveis que abre em Loures.


O parque temático de energias renováveis de Loures situa-se no Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, criado em 2000 num espaço que serviu de aterro à Valorsul entre os anos de 1988 e 1996, e que viria a ser recuperado e reconvertido nos anos seguintes.

Neste espaço encontrava-se já, desde 2006, uma horta solar, um projecto impulsionado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Loures, que em Junho do ano passado recebeu uma menção honrosa da Direcção-Geral das Autarquias Locais pelas boas práticas na área do ambiente, tendo-lhe sido atribuído, o terceiro lugar do concurso de projectos inovadores na área da Sustentabilidade Local.

“Sempre foi nossa intenção depois deste projecto da horta solar alargar a área de sensibilização ambiental, essencialmente direccionado para as crianças que têm oportunidade de contactar com as diferentes formas de utilização das energias renováveis”, explicou à Lusa o vereador do Ambiente da autarquia, João Galhardas.

O parque temático é constituído por um pólo de demonstração de equipamentos, espalhados por 24 hectares, como moinhos de vento, aerogeradores, e painéis solares que se encontram em funcionamento e mostram aos visitantes todo o processo de recolha e transmissão de energia.

No domínio da energia solar o parque terá painéis fotovoltaicos, e quanto à energia eólica, foi construído um moinho de vento típico. Nas cabanas do PTER, alimentadas por aerogerador e paineis solar fotovoltaicos, os utentes poderão carregar telemóveis, trabalhar com computadores portáteis, ouvir música, ligar consolas de jogos, etc. Para complementar este Parque Temático, uma mini-hídrica instalada no pequeno lago do Parque Urbano irá produzir energia eléctrica.

“Um dos exemplos do aproveitamento energético que se faz, é a água quente das casas de banho que é aquecida pela energia transmitida por um painel solar”, exemplificou.

O parque temático de energias renováveis de Loures resulta de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, repartidos entre a autarquia e várias empresas que patrocinaram a sua construção.

Primeira eólica flutuante instalada no mar da Noruega

A Statoilhydro e a Siemens acabam de instalar a primeira eólica offshore, a 12 quilómetros da cidade de Karmoy, na Noruega.


A Turbina tem um rotor de 82 metros de diâmetro e vai poder gerar 2,3 megawtts/hora de energia eléctrica, o suficiente para alimentar perto de 200 habitações.

Santuário de Fátima investe em central fotovoltaica que reduz 77 toneladas nas emissões de dióxido de carbono.


Pois é amigos(as) o Santuário de Fátima também já caiu na tentação das energias renováveis pois passará a ser, dentro de aproximadamente um mês, fornecedor da Rede Eléctrica Nacional (REN), depois de ter instalado uma central fotovoltaica que permitirá reduzir 77,2 toneladas nas emissões de dióxido de carbono. A entrada em funcionamento dos 571 painéis, colocados na cobertura da Igreja da Santíssima Trindade, está agora apenas dependente da colocação do posto de entrega de energia.


Dentro de seis a sete anos, os responsáveis esperam ter pago o investimento feito – cerca de meio milhão de euros. Para já, os 100 kWp (potência de pico) instalados significam um quarto da capacidade total que a cobertura da Igreja da Santíssima Trindade pode levar. A central já instalada permite poupar o equivalente a 31.390 litros de gasolina ou 160 barris de óleo. E permitiria alimentar cerca de 500 casas, poupando 150 mil kilowatts por ano.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Energias renováveis

Olá amigos (as), sejam bem-vindos ao nosso blogue no qual iremos abordar o tema Ambiente e o subtema Energias Renováveis.

Com este blogue pretendemos alertar todas as pessoas que os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em mudança, e são avaliados de acordo com as utilizações que a sociedade fazem deles. O homem procura tirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho – tecnologia – aproveitá-los o melhor possível, tornando-os recursos.

Assim, colocaremos aqui todos os nossos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano lectivo, como pesquisas, fotos, vídeos, textos, etc.

Esperemos que gostem do nosso blogue assim como nós gostamos dele...Visitem-nos e estejam a par das nossas novidades.